A Entrevista na Seleção

Entrevista Padronizada: o entrevistador conversa e pergunta a partir de uma listagem de tópicos relevantes

Entrevista Diretiva: sem formulação de questões prontas, o entrevistador vai perguntando conforme a entrevista buscando a resposta certa.


Entrevista Não-diretiva: menos utilizada por nao utilizar qualquer roteiro de perguntas ou topicos a serem abordados.


Entrevista Comportamental: perguntas baseadas em mostrar o melhor do candidato em suas ações, sentimentos comportamentos observáveis etc. É mais focada nas experiências que o entrevistado ja teve.

Sugestão para que possa levar o candidato a uma resposta completa composta por três partes:• Contexto – como era a situação.• Ação – o que ele fez.• Resultado – quais os resultados obtidos a partir da ação tomada.  


Entrevista Situacional: perguntas e simulações com situações que podem ocorrer no cotidiano da tarefa de trabalho. Indicada pra recrutamento interno quando o entrevistador não tem nenhuma experiência com este trabalho.




As entrevistas precisam



  1. De um Planejamento: analisar qual entrevista você vai utilizar, o tempo de realização desta
  2. De um Ambiente Propício: o candidato deve se sentir tranquilo e confortável no ambiente
  3. De um Processamento: análise do conteúdo que você obteve
  4. De uma estruturação: como vão ser as perguntas, como abordá-las e se são pertinentes ao cargo.
  5. Da despedida, ao final: informar que você dará um retorno, dar informações como o numero da empresa email para contato caso nao retorne etc

Analisar sempre se o comportamento do candidato está congruente com o que ele alegou





Algumas vivências frequentes em processos seletivos:

Apresentação: antes de começar a trabalhar em grupo, é preciso conhecer cada um dos candidatos
A apresentação pode ser feita apenas oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição de sua vida pessoal e profissional. Sua apresentação pessoal já estará sendo avaliada pelos selecionadores.

Atividade individual: também é uma opção de avaliação do selecionador, que busca examinar a capacidade do candidato em se expor a outras pessoas, competência na argumentação e fluência verbal.

Redação:
algumas empresas pedem durante a dinâmica que os candidatos escrevam um texto para avaliar o domínio da língua escrita (em português ou outro idioma).

Simulação de vendas: Não é raro que os recrutadores peçam para os candidatos se dividirem em grupos e bolarem uma estratégia de venda para determinado produto. 

• Trabalho em equipe:
inúmeras dinâmicas têm o objetivo de avaliar como o candidato interage em grupo – se é introvertido ou não, engajado com a equipe ou relapso, possui capacidade de argumentação
ou não, apresenta características de liderança ou de liderado, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas Base para R&S

Técnicas de Seleção

CBO